Na China, a matemática era vista
como uma necessidade e utilidade. Os chineses tinham um método para resolver
sistema de equações lineares muito semelhantes ao Método de Gauss. Começaram a
usar o número negativo mais cedo que todas as outras civilizações; no séc. V
usavam 355/113 para π, valor atribuído a um
matemático Métius no séc. XVI;
Pelo séc. VII já calculavam o
volume da esfera usando o Princípio
de Cavalieri (séc. XVII);
No séc. XII, Yang Hui provou a fórmula que determina “a soma dos
quadrados dos n primeiros números naturais por reunião de volumes”, a mesma
descoberta surgiu no ocidente no 19.º século.
O fato de a matemática chinesa ter-se desenvolvido
durante 3 milênios originou uma infinidade de aspetos com teor matemático,
contudo nesta secção iremos destacar aqueles que entendemos serem os mais
importantes.
Sistema Numérico
Os chineses foram umas das
primeiras civilizações a entender que os cálculos num sistema decimal são mais
simples e eficazes. Em 1500 anos a.C. tinham sistema com 5000 caracteres
posicionais, mais tarde inventaram os cilindros de contagem. No séc. V a. C. já se efetuavam as quatro
operações aritméticas recorrendo aos cilindros. Estes tinham duas cores, uma
para representar os positivos, outra para representar os negativos. O sistema é
bastante útil e prático, contudo tem as suas desvantagens, pois a verificação
dos cálculos podia ser exaustiva e o trabalho com vários cilindros podia ser
demorado. As operações são muito semelhantes às nossas, com a diferença de se
realizarem da esquerda para a direita e de se considerar o algarismo de maior
ordem na multiplicação.
Os Números
Os chineses usavam palitos
para fazer suas operações. No início, os palitos eram grandes, depois foram
diminuindo, e eram usados como símbolos para representar os números de 1 a 9.
Cada número tinha um valor dependendo da sua posição no conjunto de palitos. Tirando
o modo de representar os números, esse sistema é quase igual ao
nosso. A única diferença é que não existia nenhum símbolo para
o zero. Os chineses
simplesmente deixavam o espaço em branco. Isso não causava nenhum problema para
eles, porque não faziam seus cálculos em papel; eles usavam um tabuleiro
parecido com o do jogo de xadrez, por exemplo. Os grupos de palitos eram
colocados em casas que representavam unidades, dezenas, centenas, etc. O nome
do tabuleiro era swan-pan,
e os quadrados vazios significavam o zero.
Nove Capítulos sobre a arte da
Matemática.
Liu Hui (250 anos a.C.), um dos
maiores matemáticos chineses, considerado o Euclides Chinês, fez comentários à obra Nove Capítulos sobre a arte da Matemática e
reescreveu-a com alguns melhoramentos. Possivelmente, a obra original foi
escrita antes de 400 anos a.C. e era constituída por uma mistura de
conhecimentos de diferentes autores. A obra de Liu Hui está dividida
em 9 capítulos.
1º Capítulo - Este capítulo indica o processo
simplificar, somar/subtrair e multiplicar/dividir frações. No caso da
simplificação de frações, eles utilizavam o máximo divisor comum (m.d.c). Para somar
ou subtrair eles colocavam todas as frações com o mesmo denominador fazendo o
mínimo múltiplo comum (m.m.c.). Para multiplicar ou dividir calculavam o
m.d.c. e procediam como nos dias de hoje.
Ainda neste capítulo, Liu Hui dá uma aproximação
de π baseada no limite,
“Se escrever um polígono de n lados, com n o
maior número possível de lados, dentro de um círculo, então a área do círculo é
igual à área do polígono”
Hui conseguiu mostrar
que π=3,141024 , substituindo n por 192 na fórmula.
Onde ln representa o comprimento do
lado do polígono regular de n lados, r o raio de um circulo de comprimento 1 pé chinês e a área do
polígono regular de A2n lados.
Do 2º Capitulo ao 6ºCapitulo - Nestes ca
pítulos são ensinadas as regras das proporções, o método da falsa posição ou regra três simples, o método da decomposição ou dissecação de uma figura para usar nos sólidos geométricos.
7.º e
8º Capítulos - Surgem as
equações indeterminadas, as equações com várias incógnitas, a regra da dupla falsa posição, e o
modo de operar com números negativos usando os cilindros de contagem. Uma equação com duas incógnitas era
resolvida por um processo idêntico ao da regra de Cramer, ou seja, calculando o determinante de uma matriz.
O Método das tabelas era
usado na resolução de equações com várias incógnitas na forma matricial e
consiste na combinação linear de colunas para eliminar alguns elementos da
equação e obter a solução. Esta invenção chinesa foi também descoberta pelo
francês Buteo, em 1500.
9.º Capitulo - No último capítulo são apresentados
problemas envolvendo triângulos retângulos através de dois conceitos, “empilhar
quadrados” e a função tangente. Hui pressagiou
a utilização das razões trigonométricas e mostrou como resolver equações do
2ºgrau usando um método semelhante ao do babilónico.
Chao Chung Ching e o comentário ao
Teorema de Gougu
“O imperador Yu domina inundações,
aprofunda rios e correntes, observa a forma das montanhas e vales, contempla
lugares altos e baixos, alivia as maiores calamidades e salva as pessoas do
perigo […]. Isto é possível pelo Teorema de Gougu”.
Este teorema originou 21 teoremas com ilustrações,
infelizmente quase todos foram perdidos. O “diagrama sobre a hipotenusa é um dos sobreviventes .
Nove Secções da Arte dos
Números e a
Teoria Dos Números
Sun Tsu, 100 anos d. C. escreveu um
manual de matemática, composto por três livros, que levou à criação
de um dos mais famosos teoremas na Teoria dos Números, o Teorema Chinês dos Restos.
Mais tarde, Ch’in Chiu-Shao cria a obra Nove Secções da Arte dos Números (em
1247) que consistiu num melhoramento das obras Nove Capítulos e no Manual da Ilha do Mar.
Essa obra possui:
Cálculo de figuras geométricas reais;
Problemas de trigonometria;
Contém progressões aritméticas/ geométricas;
Equações de grau superior a dois (método de Horner ou Regra de Ruffini;)
Mas as suas maiores inovações aparecem na resolução
de equações determinadas, usando o método do elemento celestial e na resolução de equações
indeterminadas onde descreve detalhadamente o método chinês.
Teoria dos Números também foi estudada
por Diofanto de Alexandria (275 anos d.C.), por Fibonacci (1202 anos
d.C.) e atingiu o apogeu com Euler (em 1801) e Gauss (em 1801). Todas as
civilizações para se divertirem e ocuparem o tempo, tinham vários jogos e
passatempos, que utilizavam a matemática”.
Nove anéis ligados;
Tangram
O yizhitu (é uma variante
do Tangram e contém
15 peças.)
Os
chineses tinham um grande fascínio por quadrados mágicos, estes quadrados foram
primeiramente observados por Árabes, mas é aos chineses que se deve a
construção da teoria sobre quadrados mágicos.
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